1.
“A cidade de
Constantinopla, mesmo sendo situada na margem ocidental do território da Igreja
nestoriana, teve uma influência decisiva na história de todas as Igrejas
ortodoxas” (Binns, J., Le Chiese Ortodosse, Cinisello Balsano,
San Paolo, 20052, 7). Justifique
a afirmação de Binns.
2.
“Pero
el siglo IV precisamente es un época crítica en la historia de la Antiguedad,
porque fue entonces quando cristalizó de manera definitiva la diferenciación
entre Oriente y Occidente, como expresión de dos culturas, de dos Imperios y de
dos destinos. Fue aquel uno de los fenómenos históricos que mayores
consequencias ha tenido para la suerte ulterior de la humanidad […]. No es
posible escribir ni entender la historia sin tener bien presente el dualismo
Oriente-Occidente, que tantas veces la ha condicionado. Cabe incluso afirmar
que muchas situaciones reales de la Europa de hoy […], siguen siendo de algún
modo efectos remotos, pero actuales, de aquella lejana causa, que continúa
todavia operando desde las profundidades del pasado” (Orlandis, J., La Iglesia antigua y medieval, Madrid, Palabra, 1998,
135-136). Contextualize e argumente a
afirmaçao de Padre Orlandis.
3.
“A evolução do cristianismo oriental e ligada
duplamente à vida do Império bizantino. Ou desenvolveu-se alternativamente em
meio às estruturas do império ou então marginalmente e como reação a este” (Binns, J., Le Chiese
Ortodosse, Cinisello Balsano, San Paolo, 20052, 7). Explique a afirmação de Binns.
4.
“Para empossar o caráter
do cristianismo ortodoxo é [...] necessário reconhecer ‘in primis’ o fato que
ele foi nutrido e plasmado dentro do Império Romano do Oriente, frequentemente
chamado bizantino, com sua capital na grande cidade de Constantinopla” (Binns, J., Le Chiese
Ortodosse, Cinisello Balsano, San Paolo, 20052, 7). Elabore uma crítica à ideia do autor.
5.
“Não são estes os únicos
concílios ecumênicos celebrados no Oriente – refere-se aos primeiros Concílios:
Niceia (325), Constantinopla (331), Efésio (431) e Calcedônia (451) -; mas
estes quatro concílios foram e permanecem sendo dignos de particular
reverência. Foram estes que deram à Igreja [...] a consciência de sua
configuração constitucional e unitária” (Paolo
VI, SS., «Udienza generale, 2/08/1967», Encicliche e discorsi,
XIII, Roma, Paoline, 1967, 456). Articule
a justa afirmação de Papa Montini com os fatores que contribuíram para a
progressiva separação entre o cristianismo ocidental e oriental.
6.
“deste modo,
percorrendo a regia estrada, seguindo em tudo e para tudo o inspirado ensinamento
dos nossos santos padres e a tradição da Igreja católica reconhecemos, [...] à
semelhança da preciosa e vivificante Cruz, as veneráveis e santas imagens [...]
devam ser expostas nas santas igreja de Deus, nas sacras objetos e nas vestes,
nas paredes e sobre as mesas, nas casas e nas ruas [...]. De fato, quanto mais
continuamente esses são vistos nas imagens, quanto mais os que lhes veem são
conduzidos à lembrança e ao desejo daqueles que tais imagens representam, e a
tributarem a estes respeito e veneração. [...] A honra tributada à imagem, de
fato, passa àquele que esta representa; e quem adora a imagem, adora à
substancia de quem nela é reproduzido” (Concilia oecumenica et generalia Ecclesiae catholicae -
Concilium Nicaenum II a. 787). Contextualize
historicamente esta definição magisterial argumentando como possa ter
contribuido para evitar que houvesse a antecipaçao da separação entre o
Ocidente e o Oriente cristão.
7.
“No tempo de Lutero foi um
tema muito debatido – o da justificação – que sacudiu e dividiu os ânimos ,
mesmo sabendo que o avanço do protestantismo não foi devido somente a esta – a
justificação – ma, também, por exemplo, aos interesses dos príncipes, que
vislumbravam as vantagens da rápida difusão da Reforma” (Ratzinger, J., Dio e Il mondo: essere cristiani nel nuovo
millennio, Cinisello Balsano, San Paolo, 2001, 412). Trasponha a afirmação ratzingeriana ao contesto da questão do primado
petrino e dos interesses de Inácio, Fócio e Cerulário.
8.
O que foram as Responsa ad consulta Bulgarorum; e, qual o
seu papel na configuração da Ortodoxia?
9.
Como e em que medida a
questão do filioque contribuiu para a
configuração do cenário do Grande Cisma
10. “Enfim, historicamente é lícito afirmar que
se chegou ao Cisma quase insensível após um longo processo de esfriamento desse
afeto de caridade que era indispensável para que pudesse sobreviver o vínculo
da comunhão eclesial (Orlandis,
J., La Iglesia antigua y medieval,
Madrid, Palabra, 1998, 263). Em que medida esta afirmação
pode ser válidada?
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