sabato 12 aprile 2014

Prova: provavéis perguntas para serem respondidas num espaço mínimo de 15 e maximo de 25 linhas



1.      “A cidade de Constantinopla, mesmo sendo situada na margem ocidental do território da Igreja nestoriana, teve uma influência decisiva na história de todas as Igrejas ortodoxas” (Binns, J., Le Chiese Ortodosse, Cinisello Balsano, San Paolo, 20052, 7). Justifique a afirmação de Binns.
2.      Pero el siglo IV precisamente es un época crítica en la historia de la Antiguedad, porque fue entonces quando cristalizó de manera definitiva la diferenciación entre Oriente y Occidente, como expresión de dos culturas, de dos Imperios y de dos destinos. Fue aquel uno de los fenómenos históricos que mayores consequencias ha tenido para la suerte ulterior de la humanidad […]. No es posible escribir ni entender la historia sin tener bien presente el dualismo Oriente-Occidente, que tantas veces la ha condicionado. Cabe incluso afirmar que muchas situaciones reales de la Europa de hoy […], siguen siendo de algún modo efectos remotos, pero actuales, de aquella lejana causa, que continúa todavia operando desde las profundidades del pasado” (Orlandis, J., La Iglesia antigua y medieval, Madrid, Palabra, 1998, 135-136). Contextualize e argumente a afirmaçao de Padre Orlandis.
3.       “A evolução do cristianismo oriental e ligada duplamente à vida do Império bizantino. Ou desenvolveu-se alternativamente em meio às estruturas do império ou então marginalmente e como reação a este” (Binns, J., Le Chiese Ortodosse, Cinisello Balsano, San Paolo, 20052, 7). Explique a afirmação de Binns.
4.      “Para empossar o caráter do cristianismo ortodoxo é [...] necessário reconhecer ‘in primis’ o fato que ele foi nutrido e plasmado dentro do Império Romano do Oriente, frequentemente chamado bizantino, com sua capital na grande cidade de Constantinopla” (Binns, J., Le Chiese Ortodosse, Cinisello Balsano, San Paolo, 20052, 7). Elabore uma crítica à ideia do autor.
5.      “Não são estes os únicos concílios ecumênicos celebrados no Oriente – refere-se aos primeiros Concílios: Niceia (325), Constantinopla (331), Efésio (431) e Calcedônia (451) -; mas estes quatro concílios foram e permanecem sendo dignos de particular reverência. Foram estes que deram à Igreja [...] a consciência de sua configuração constitucional e unitária” (Paolo VI, SS., «Udienza generale, 2/08/1967», Encicliche e discorsi, XIII, Roma, Paoline, 1967, 456). Articule a justa afirmação de Papa Montini com os fatores que contribuíram para a progressiva separação entre o cristianismo ocidental e oriental.
6.      deste modo, percorrendo a regia estrada, seguindo em tudo e para tudo o inspirado ensinamento dos nossos santos padres e a tradição da Igreja católica reconhecemos, [...] à semelhança da preciosa e vivificante Cruz, as veneráveis e santas imagens [...] devam ser expostas nas santas igreja de Deus, nas sacras objetos e nas vestes, nas paredes e sobre as mesas, nas casas e nas ruas [...]. De fato, quanto mais continuamente esses são vistos nas imagens, quanto mais os que lhes veem são conduzidos à lembrança e ao desejo daqueles que tais imagens representam, e a tributarem a estes respeito e veneração. [...] A honra tributada à imagem, de fato, passa àquele que esta representa; e quem adora a imagem, adora à substancia de quem nela é reproduzido (Concilia oecumenica et generalia Ecclesiae catholicae - Concilium Nicaenum II a. 787). Contextualize historicamente esta definição magisterial argumentando como possa ter contribuido para evitar que houvesse a antecipaçao da separação entre o Ocidente e o Oriente cristão.
7.      “No tempo de Lutero foi um tema muito debatido – o da justificação – que sacudiu e dividiu os ânimos , mesmo sabendo que o avanço do protestantismo não foi devido somente a esta – a justificação – ma, também, por exemplo, aos interesses dos príncipes, que vislumbravam as vantagens da rápida difusão da Reforma” (Ratzinger, J., Dio e Il mondo: essere cristiani nel nuovo millennio, Cinisello Balsano, San Paolo, 2001, 412). Trasponha a afirmação ratzingeriana ao contesto da questão do primado petrino e dos interesses de Inácio, Fócio e Cerulário.
8.      O que foram as Responsa ad consulta Bulgarorum; e, qual o seu papel na configuração da Ortodoxia?
9.      Como e em que medida a questão do filioque contribuiu para a configuração do cenário do Grande Cisma
10.  Enfim, historicamente é lícito afirmar que se chegou ao Cisma quase insensível após um longo processo de esfriamento desse afeto de caridade que era indispensável para que pudesse sobreviver o vínculo da comunhão eclesial (Orlandis, J., La Iglesia antigua y medieval, Madrid, Palabra, 1998, 263). Em que medida esta afirmação pode ser válidada?

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