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Luther é um filme alemão
(diálogos em inglês e latim) de 2003 dirigido
por Eric Till. No papel principal, Joseph
Fiennes. O filme cobre a vida do reformador alemão Martinho
Lutero (1483–1546), desde que ele tornou-se um monge (1505) até a Confissão de Augsburgo (1530). Foram feitos filmes
semelhantes em 1928,
1964, 1965 e 1973.
Martín Lutero
comienza siendo un joven lleno de ilusiones, de familia humilde y estudiante de
teología
en un monasterio
de agustinos.
Durante un viaje a Roma,
pierde su confianza en la iglesia ante la corrupción que impera en los círculos
papales. Impulsado por su fe y por una detenida lectura de la Biblia, empieza a
cuestionarse las prácticas religiosas establecidas. La tensión se acelera
cuando Lutero redacta y expone en la puerta de la iglesia de Wittenberg una lista con
95 tesis sobre las indulgencias,
por las que niega al Papa cualquier derecho a perdonar pecados.
Requerido por las autoridades para retractarse, se
niega a hacerlo a menos que puedan probar con evidencias de la Biblia que lo
que ha escrito no es correcto. El cisma ha comenzado. Lutero comparece ante el Emperador Carlos V en la Dieta de
Worms; es condenado como hereje, excomulgado y sujeto a castigo
tanto por el Emperador como por el Papa. La protección de un grupo de príncipes
alemanes, entre los que está Federico III de Sajonia, le ayuda a
escapar de esa amenaza de muerte y le permite dedicarse a la traducción de la Biblia del latín al
alemán para que todo el mundo tenga acceso a la palabra de Dios.
Mientras tanto, la postura desafiante de Lutero ha
impulsado el malestar popular. Los campesinos, liderados por Andreas
Karlstadt, uno de los compañeros de universidad de Lutero, empiezan
a destruir reliquias e iglesias. Aterrorizado por la repercusión que sus
palabras han tenido entre sus seguidores, Lutero incita a los nobles a reprimir
a los campesinos. Su vida prosigue, y se casa con Catalina de
Bora (una monja exclaustrada). La película termina planteando el
avance de la Reforma Protestante entre los príncipes
alemanes, en pugna con las fuerzas católicas lideradas por el Emperador.
La narrazione del film ha inizio il 10 novembre
nel 1505, durante un temporale. Lutero, temendo di perdere la vita, stringe un
patto con Dio promettendo che se fosse sopravvissuto a quella tempesta si
sarebbe fatto prete e così accade nel 1507 quando intraprende la via del
monachesimo. Durante il tempo trascorso al convento è continuamente agitato a
causa della visione di Dio come una divinità di odio e vendetta. Lutero è così
incoraggiato da Johann von Staupitz, un monaco più anziano che è il suo
supervisore e mentore. Più tardi Lutero invia una lettera per Staupitz a Roma,
città della quale non condivide il modo di vivere; lì vede un cranio che si
pensava fosse quello di Giovanni Battista ed acquista un'indulgenza. È
a questo punto che Lutero comincia a mettere in dubbio la veracità delle
indulgenze.
Cena do Filme |
Imprecisões históricas
- No filme, Lutero refere-se a passagens da Bíblia pelo livro, capítulo e versículo. No entanto, a Bíblia não era dividida em versículos até 1546 (Pode-se presumir que isto foi feito tendo em vista que os telespectadores possam facilmente localizar o texto a que se refere Lutero.)
- Albert de Mainz, é descrito como sendo arcebispo de dois territórios alemães antes de se tornar arcebispo de Mainz. Na vida real, ele era apenas arcebispo de Mainz, embora ele tenha sido bispo de outro território alemão, enquanto arcebispo de Mainz.
- No filme Lutero diz que o V Concílio de Latrão contrariaria o IV Concílio de Latrão, pois um teria definido que fora da Igreja Católica não há salvação, mas outro admitiu que poderia haver salvação fora da Igreja, embora não fora de Cristo. Na vida real, estes concílios jamais se contradisseram e ambos afirmaram que "fora da Igreja Católica não há salvação", como pode ser observado no cânon 1 do IV de Latrão 1 e na Sessão 11 do V de Latrão. 2
- Durante a cena da Confissão de Augsburgo, todos os nobres, incluindo os príncipes eleitores levantam-se contra Carlos V, na vida real, a maioria dos príncipes ainda eram católicos. Apenas dois dos sete eleitores deveriam ter protestado, o marquês de Brandemburgo e o duque da Saxónia.
- No filme, Frederico da Saxônia recebe a Rosa de Ouro como um suborno para entregar Lutero a Roma. Na vida real, ele foi premiado com o rosa antes de conhecer Lutero.
- No filme Lutero defende que os suicidas sejam enterrados em cemitérios, tendo ele próprio escavado a cova de uma criança suicida. Na vida real tal fato nunca ocorreu e Lutero contrariamente ao que relatou o filme, defendia que os suicidas não tivessem o direito ao enterro.3
- O Papa Alexandre VI é dito ter tido cinco filhos. Na vida real, ele tinha mais do que isso (pelo menos dez).
(Cf. Wikipedia).
Luther King - Pastor protestante |
Resenha do filme Lutero (2003)
O filme Lutero retrata a trajetória de Martim Lutero, o grande
inspirador da reforma protestante que ocorreu no Século XVI. Lutero
sempre alimentou o desejo de ser padre e se tornou doutor em teologia,
mas a sua profunda religiosidade tomou caminhos revolucionários que
confrontaram diretamente a Igreja Romana, então o poder absoluto daquela
época.
Em geral um filme biografia é tomado por um excessivo romantismo e no
caso de Lutero não foi diferente. Diversos momentos do filme exageram
na elevação do homem Lutero, ao construir a imagem de um homem tomado de
dúvidas arrasadoras e que dialoga com o diabo. Não podemos deixar de
apreciar a grandeza de Lutero, mas precisamos de lucidez ao analisar os
fatos. Em verdade Lutero foi um homem pragmático que sabia do tamanho de
suas intenções e obra. Cruzar o caminho da Igreja não foi uma tarefa
trivial e certamente Lutero tinha conhecimento dos obstáculos que
estavam a sua frente. Ele tirou do seu caminho tudo o que poderia
prejudicar a sua grande obra e não exitou em confrontar seus próprios
amigos quando a reforma tomou caminhos violentos, como a agressão contra
Igrejas.
Lutero foi um predestinado. Ele sabia que mudaria o mundo e avisou o
seu tutor. Deixou claro que não deveria existir espanto se ele de fato
conseguisse mudar o mundo. Começou a sua busca e embora fosse um
religioso convicto, caiu em profunda decepção ao visitar Roma. Ao
visitar o centro do catolicismo se revoltou com a forma como os fieis
eram tratados e na grande indústria da indulgência então criada. Viu
homens e mulheres em precárias condições darem tudo o que tinham em
troca do caminho ao Paraíso. Já naquele momento Lutero tinha em mente
que o Paraíso deveria ser acessível a todos os homens, independente de
suas condições e posses.
Os sentimentos de Lutero foram resumidos em suas 95 Testes. Esse
grande documento foi pregado pessoalmente por ele nas portas da Catedral
de Wittemberg. A partir daquele momento suas convicções passaram a ser
públicas e confrontaram diretamente a Igreja. Roma imediatamente o
chamou para um interrogatório, mas com a oportuna intervenção do
Príncipe Frederico o julgamento não ocorreu em Roma. Naquele momento era
consenso entre todos a volta de Lutero que uma confrontação não seria
oportuna. Inclusive seus amigos mais próximos o aconselharam a evitar a
confrontação. Lutero relutou em dar uma resposta e pediu mais tempo. No
dia seguinte a pergunta foi repetita insistentemente e Lutero finalmente
respondeu que a Igreja deveria provar que as suas ideias estavam
erradas. A partir daquele momento Lutero seguiu um caminho difererente e
bem distante da Igreja.
O Príncipe Frederico articulou uma estratégia para Lutero ser
capturado antes que a Igreja o capturasse. Isolado, Lutero traduziu a
bíblia para o Alemão e enquanto isso, seus seguidores, inclusive amigos
mais íntimos deram andamento a revolução, porém de um modo mais
agressivo, o qual contrariou Lutero. Ao tomar conhecimento, Lutero foi
imediatamente contra os seus amigos e tenta reestabelecer a ordem.
Embora Lutero tivesse boas intenções, ele não impediu o banho de
sangue que a reforma provocou. As confrontações foram inevitáveis e
muitas pessoas morreram em defesa de uma ou outra parte.
Vale ressaltar que o filme foi financiado pela Thrivent Financial for
Lutherans. Uma organização sem fins lucrativos que busca apoiar
iniciativas que promovam o Luteranismo.
Eduardo Stefani - 15/10/2011. Cf. http://www.eduardostefani.eti.br/blogs/blog1.php/2012/11/13/resenha-do-filme-lutero-2003
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