martedì 25 febbraio 2014

Plano de curso - Teologia Oriental e Protestante



Plano de curso



Unidade Acadêmica: Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição – Aracaju
Curso: Teologia
Período: III
Matéria: Teologia Oriental e Protestante
Créditos : 2
Professor: Claudio Dionizio Rocha Santos
Semestre letivo: 2014/1


Ementa
Elementos geradores e identificadores do pensamento teológico Ortodoxo e Protestante.
OBJETIVOS
Aprender sobre a teologia Ortodoxa e Protestante, fundamentando a análise das teologias atuais através do estudo de seus elementos geradores e principais movimentos formadores desde a Idade Média.


Fatos e Conceitos


Procedimentos e Habilidades

Atitudes, Normas e Valores
Conhecer os princípios e movimentos básicos da Teologia Ortodoxa e Evangélica
Compreender e refletir a respeito da influência de fatores religiosos, políticos, sociais e econômicos na consolidação das teologias Ortodoxa, Protestante e Evangélica


CONTEÚDO PROGRAMATICO
1.      Os fatores genéticos da separação
a)     As causas religiosas
b)     As causas políticas, sociais e econômicas
c)     Os problemas historiográficos e metodológicos no estudo da questão
2.      A propagação e ramificação da Ortodoxia e do Movimento Reformado
a)     Mapa da Ortodoxia
b)     Reforma e Contrarreforma
c)     Do protestantismo ao neoprotestantismo
3.      Aspectos essenciais da teologia Ortodoxa
a)     Liturgia: ponto de encontro entre céu e terra
b)     Doutrina: a fé dentro das Igrejas Ortodoxas
c)     Ícone: revelação por imagens
d)     A vida monástica como “academia da santidade”
e)     A Piedade popular
f)      Missionariedade
4.      Aspectos essenciais das teologias Protestante e Evangélica
a)     Protestantismo e teologia antiga e patrística
b)     Protestantismo e a teologia medieval
c)     Eixo e método da teologia da Reforma: Palavra, Evangelho e Pregação
d)     Falibilidade humana e fé: protestantismo e antropologia
e)     Eclesiologia, ecumenismo
f)      Sacramentos
g)     História e escatologia
h)     Dimensão trinitária
5.      Os grandes teólogos do século XX e suas linhas-mestre
a)     Barth e a teologia da palavra de Deus
b)     Brunner e a teologia dialética
c)     Tillich e a teologia da correlação
d)     Niebuhr e a teologia apologética
e)     Bultmann e a teologia existencialista
f)      Culmann e a teologia bíblica

g)     Bulgakov e a sofiologia
h)     Florovsky e a síntese neo-patrística
i)       Lossky e a teologia mística
6.      Perspectivas teológicas
a)     A reforma cautelosa da ortodoxia
b)     Renovação litúrgica no mundo protestante e Evangélico
c)     Inculturação
d)     Ecumenismo e diálogo inter-religioso
METODOLOGIA
Palestras expositivas com utilização de multimídia.
Leituras dirigidas, trabalhos em grupo.
Estudos de caso e debates em sala
Critério DE AVALIAÇÃO
2 provas (50%).
Elaboratum e discussão do mesmo com o professor (50%).
bIBIOGRAFIA bÁSICA[1]
Magistério Católico
Concílio de Trento, Decreto De Justificatione[2].
Concílio Vaticano II: Decreto Unitatis Redintegratio[3].
João Paulo II, Carta Encíclica Ut Unum Sint[4].
Catecismo da Igreja Católica (CEC 1987-2016)[5].
Declarações conjuntas
Declaração Conjunta sobre a Doutrina da Justificação da Federação Luterana Mundial e da Igreja Católica (31 de Outubro de 1999) [6].
Comissão Mista internacional para o diálogo teológico entre a Igreja Católica Romana e a Igreja Ortodoxa, As consequências eclesiológicas e canônicas da natureza sacramental da Igreja: Comunhão eclesial, colegialidade e autoridade[7].
Papa João Paulo II; Sua Santidade Mar Dinkha IV, Declaração cristológica comum entre a Igreja Católica e a Igreja assíria do Oriente[8].
Manuais
Orlandis, J., La Iglesia antigua y medieval, Madrid, ed. Palabra, 1998, pp. 107-134, 135-159, 161-175, 177-189, 261-276, 383-397.
Martina, G., Storia della Chiesa: da Lutero ai nostri giorni, Brescia, Morcelliana, 1993; trad., História da Igreja: de Lutero a nossos dias, I, São Paulo, Loyola, 1993, 51-115, 119-183.
Mondin, B., I grandi teologi del secolo ventessimo: i teologi protestanti i ortodossi; trad., Os grandes teólogos do século vinte, São Paulo: Teológica, 2003 [integral].
bIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
1.      LIvros
Barth, K., Introdução à teologia evangélica, São Leopoldo, Sinodal, 1996.
Binns, J., Le Chiese Ortodosse, Cinisello Balsano, Ed. San Paolo, 20052.
Genre, E.; Rostagno, S.; Tourn, G., Le Chiese della Riforma: storia. teologia e prassi, Cinisello Balsano, Ed. San Paolo, 20062.
Illanes, J.L.; Saranyana, J.I, Historia de la teología, BAC, Madrid, 19962, pp. 116-126, 303-311, 345-352.
Lortz, J., Storia della Chiesa in prospettiva di storia delle idee, II [Evo Moderno], 19925, pp. 45-54, 95-160, 509-637.
Mateo-Seco, L.F., Díos Uno y Trino, Pamplona, EUNSA, 1998, pp. 360-387.
Pannenberg, W., Teologia Sistemática, I, Santo Andre/São Paulo, Ed. Academia Cristã/ Paulus, 2009, pp. 101-174.
Pannenberg, W., Teologia Sistemática, II, Santo Andre/São Paulo, Ed. Academia Cristã/ Paulus, 2009, pp. 328-446.
Tillich, P., Perspectivas da teologia protestante nos séculos XIX e XX. São Paulo: ASTE, 20104.
2.      Multimidia
As sandálias do pescador[9]
Luther[10]


pLANEJAMENTO DAS AULAS


Semana


Programa
I
Plano de ensino. Apresentações. Pré-teste
II
Metodologia. Discussão sobre as idéias dos filmes The Shoes of the Fisherman e Luther (pré-compreensão da tematica do curso)
III
Os fatores genéticos das separação Ortodoxa (I)
IV
Os fatores genéticos da separação Ortodoxa (II). A propagação e ramificação da Ortodoxia
V
Os fatores genéticos das separação Protestante (I)
VI
Os fatores genéticos das separação Protestante (II). A propagação e ramificação do Movimento Reformado
VII
Revisão do conteúdo. I prova
VIII
Aspectos essenciais da teologia Ortodoxa (I)
IX
Aspectos essenciais da teologia Ortodoxa (II). Aspectos essenciais das teologias Protestante e Evangélica (I)
X
Aspectos essenciais das teologias Protestante e Evangélica (II)
XI
Apresentação e discussão em sala de aula: elementos essenciais das teologias de Barth, Brunner, Tillich
XII
Apresentação e discussão em sala de aula: elementos essenciais das teologias de Niebuhr, Bultmann, Cullmann
XII
Apresentação e discussão em sala de aula: elementos essenciais das teologias de Bulgakov, Florovsky e Lossky
XIV
Introdução ao Neoprotestantismo e à Teologia do Progresso
XV
Síntese dos elementos essenciais das teologias Ortodoxa e Protestante e neoprotestantismo. II Prova
XVI
Perspectivas teológicas (I): A reforma cautelosa da ortodoxia e a renovação litúrgica no mundo protestante e Evangélico
XVII
Perspectivas teológicas (II): A Inculturação. Ecumenismo e diálogo inter-religioso
XVIII
Discussão do Elaboratum –de forma individual – com o professor



[1] Salvo exceção, os textos para discussão em sala de aula poderão ser encontrados nos blog’s: http://claudiodioniziorocha.blogspot.it/; http://losservatoredellafinistraaltrui.blogspot.com.br/
[9] Do original em inglês The Shoes of the Fisherman, 1968. Dirigido por Michael Anderson, roteiro é baseado no livro homônimo de 1963 do australiano Morris West, que fez a adaptação para o cinema.
[10] Luther é um filme alemão (diálogos em inglês e latim) de 2003 dirigido por Eric Till, financiado pela Thrivent Financial for Lutherans: uma organização sem fins lucrativos que busca apoiar iniciativas que promovam o Luteranismo.

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