domenica 23 aprile 2017

Análise da história de um padre que se preocupa com a situação do povo sertanejo e ajuda-os. E também do pai Adão, Babalorixá ortodoxo, o qual mostrará a relação da Bahia com a África a fazendo uma ligação com a posição, papeis e status na vida social


Marcos Willian Santos Alves*
O Padre Ibipiana foi o bravo missionário, que organizou a vida cristã e assistência social aos sertanejos, revelando a capacidade do brasileiro, no século passado, diante de todas as dificuldades do sertão nordestino, tudo que criou o bravo missionário. As virtudes cearenses se aguçaram a partir das virtudes dos santos, sem deixar de lado a capacidade prática de organizar, administrar, desenvolver indústrias dos homens. Tendo-se muitas casas espalhadas por alguns estados dos sertões brasileiros, criou boas e santas “casas de repouso” e obras de civilizações nos sertões como: comunidades religiosas fundadas por ele, chamadas: “Mãe Sinhá” como ficaram conhecidas: Através do exemplo do grande missionário,  dedicaram-se ao serviço de Deus e do próximo, ensinando aos orfãozinhos a cozinhar, fiar, tecer e tingir o algodão, tratar dos doentes, a plantar sementes no tempo certo, fazer chapéu de palha, rede, a ler, escrever, a rezar o Padre-nosso, a cantar a ladainha em bom português. Fundou e organizou sozinho vinte casas de caridade nos sertões do Nordeste, tendo grande força moral, a serviço da Igreja, sendo preocupado com o futuro. (FREYRE,1981)
Compreende-se a história do pai Adão e do babalorixá a partir da ligação da Bahia e África. Baianos que migraram para a África e não se sentiram felizes. Havia um incentivo econômico para a permanência desses insatisfeitos. Na África, podiam ganhar fortuna que no Brasil é quase impossível ganhar, sendo intermediário entre Brasil (Bahia) e África.
Alguns Santos, no tempo da escravidão, deixaram a Bahia pela África e lá se tornavam negociantes opulentos, no interesse, na fortuna e no seu prestígio afro-brasileiro. Íam á África, não se preocupava de acompanhar seus filhos e preferiam eles os filhos permanecessem no Brasil.
É perceptível a ligação deste Padre, com a posição, papeis e status na vida social, dentro dessas perspectivas que o cidadão, está integrado por normas o que se sujeita a ações dos indivíduos que ocupam uma posição e desempenham uma função particular no seio do grupo ou da coletividade. Diante desse esclarecimento pode-se perceber o trabalho que o Padre Ibiapina tinha com a comunidade, um trabalho de forma integral, levando suas ações através de sua posição espiritual e principalmente social, amparando aquele povo do sertão. Em relação aos baianos, percebe-se a posição particular a qual ele deveria tomar e desempenhar essa posição dentro do contexto deles era uma posição de prestígios.
É importante ressaltar que as funções específicas que cada um exercia, a cada uma destas funções corresponde a condutas particulares de fazer que responda a determinadas expectativas dos demais; comparando-se ao trabalho social que o padre Ibiapina exercia com as crianças órfãs, onde ensinava as variadas atividades específicas. Percebe-se claramente as funções específicas nestas casas que o padre Ibiapina criou. Assim, responderam ás expectativas das crianças órfãos que precisavam de alguém para ensiná-los pois já não tinham o seus pais vivos, puderam ter uma posição na sociedade. Visualiza-se também a ligação que os baianos que tiveram ao ir a África, em suas funções que os prendiam, que era o poder econômico, satisfazendo a si e aos demais que dependiam do próprio.
A postura que cada um exercia destaca-se, o sistema de papeis sociais é a oferta de comportamento correlacionadas e institucionalizadas a uma cultura presente ao individuo, enquanto formas capazes de dá satisfações a suas necessidades sociais de orientar as funções de significados que o grupo atribui a vida coletiva. Percebemos como o padre Ibiapina, com sua cultura, dá satisfação ás necessidades sociais, as quais, realizava com os sertanejos. Também insere neles, o que tinha sido orientado em grupo, ou seja, na vida coletiva. Já os baianos, procuram satisfazer suas necessidades sociais buscando automaticamente status, e assim, não são felizes no lugar onde as colocaram neste patamar, mas sentem saudades do seu lugar de origem e os filhos não o acompanham, mas sim, ficam no Brasil.
Das perspectivas e projetos do componente individual, presente na ação social. Adentrando no contexto entende-se o pensamento individual do padre Ibiapina, os planos, os sonhos, a missão desse bravo missionário. Colocando a sua ação social em meio ao nordeste, em uma região sofrida, ele doa toda sua atenção a este povo sertanejo; por livre vontade vai ao encontro de uma melhoria, o baiano procura se integrar, começa a compor-se presente através dessa ação de migração, a fazer parte da vida social.
Descrevendo-se uma parte se suma importância para essa comparação, o papel social corresponde, portanto uma posição social. Nesta descrição ver-se nitidamente a posição que exercia o padre Ibiapina a postura de preocupação com o futuro. É nítido a posição social do babalorixá que ía até mesmo escrever uma biografia do afro-brasileiro por possuir tão grandiosidade histórica, mas não foi possível escrever essa biografia porque queriam em documentos orais, que seriam interrogados pelo mesmo, o qual o documento iria se referir e também seria perguntado á sua família, amigos e inimigos.
Adentrando dentro desse contexto de posição social entende-se que a concepção de status e de posição social. A qual o padre Ibiapina ocupa, gera, portanto, uma postura de respeito que se direciona ao status, automaticamente, por sua posição, a qual eles atuavam por destacar um trabalho com os mais necessitados assim, fazem com que seja conhecido, e o baiano que busca uma melhor condição de vida e ganha uma fortuna e, dentro do contexto o qual vivia na África tinha prestígio, logo, esse fator o conduzia a posição de status que representa também significados e da valorização ao grupo. O povo sertanejo, tendo todo esse direcionamento, toda essa atenção social, faz com que possua também uma valorização levada pelo padre Ibiapina uma centralização que, conduz ao caminho também do status.
Percebe-se, dentro dessa junção sobre a posição, papeis e status na vida social do Padre Ibiapina e do Pai Adão, babalorixá ortodoxo, que adequava dentro da posição que eles exerciam, dos papeis que desenvolviam e do status que é gerada pelas posições que exerciam. Portanto, o Padre Ibiapina tinha uma grande colaboração social na vida social dos sertanejos sofredores e que o pai Adão, busca uma posição de desenvolvimento através do papel que exerceu, e sendo prestigiado. 
Referência
FREYRE, Gilberto. Pessoas, coisas e animais. Rio de Janeiro: Globo, 1981.

DIONIZIO, Claudio. Para comprender el mundo: Apuentes de Sociologia, 2016.

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